Nota de Esclarecimento emitida pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Ângelo Ademir Mezzari, sobre a suspensão temporária das atividades no santuário Bom Pastor
“Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem” (Jo 10,14)
A Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo, por meio de seu Arcebispo Metropolitano, Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, no exercício de seu múnus pastoral, vem a público esclarecer a todos os fiéis, lideranças pastorais e à sociedade civil sobre a necessidade da suspensão temporária das atividades no Santuário Bom Pastor, situado em Campo Grande, Cariacica/ES.
Trata-se de uma medida de atenção e cuidado pastoral, motivada pela identificação de indícios estruturais que merecem análise técnica mais detalhada e aprofundada, com foco na preservação do espaço e no zelo pela coletividade. Laudos preliminares elaborados por especialistas da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e por consultorias independentes, bem como recomendações da Defesa Civil do Município de Cariacica, apontam a necessidade de monitoramento contínuo e estudos técnicos detalhados, com vistas à garantia do bem estar da comunidade reunida e à preservação do patrimônio.
Com espírito de responsabilidade e transparência, a Mitra Arquidiocesana de Vitória, em conjunto com a Paróquia Bom Pastor, tem envidado todos os esforços necessários para viabilizar um caminho seguro e viável, que permita, o quanto antes, o retorno das atividades ao templo. Trata-se, portanto, de um tempo de discernimento e zelo, sustentado pela fé e pela esperança, e não de afastamento, garantindo-se o bem-estar da comunidade paroquial.
Enquanto isso, a vida pastoral da comunidade permanece viva e atuante: celebrações, encontros, atendimentos e demais ações evangelizadoras não serão interrompidas. A Paróquia, juntamente com o pároco e reitor do Santuário, o Conselho Administrativo Paroquial (CAP), o Conselho Pastoral Paroquial (CPP) e as lideranças comunitárias, está providenciando espaços provisórios adequados para assegurar o pleno andamento da missão eclesial, com serenidade e acolhimento.
As missas durante a semana acontecerão normalmente no auditório anexo ao Santuário, em horários habituais. As missas dominicais serão celebradas no pátio ao lado do Centro Pastoral, com o devido preparo e atenção às necessidades dos fiéis. As demais atividades serão redistribuídas com o apoio das comunidades e lideranças paroquiais, que permanecem unidas, solidárias e comprometidas com a missão. Os detalhamentos adicionais serão apresentados em documento próprio e amplamente divulgados nas redes sociais da paróquia.
A Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo reafirma seu compromisso com o Evangelho de Cristo, com a dignidade da pessoa humana e com o bem comum, atuando com zelo, prudência e fé. Confiantes no Bom Pastor, seguimos firmes no trabalho e na esperança de que essa etapa seja superada com união, transparência e renovação espiritual.
Vitória/ES, 11 de agosto de 2025
Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ
ARCEBISPO METROPOLITANO DE VITÓRIA DO ESPÍRITO SANTO
Para ter acesso ao decreto, CLIQUE AQUI