Carlo Acutis
Carlo Acutis nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, onde também foi batizado no dia 18 de maio. Seus pais não moravam nessa cidade, porém no período de seu nascimento estavam nesse local a trabalho. Após alguns meses a família voltou para sua cidade de origem em Milão, na Itália, onde Carlo cresceu e viveu os primeiros passos na fé. Seus pais viviam muito bem financeiramente, ambos consideravam-se católicos, porém não praticavam a religião.
A vida espiritual de Carlo iniciou-se por influência de sua babá polonesa, de nome Beata, que era muito devota e ensinou a ele as primeiras orações, o introduzindo na fé católica. Com cerca de 4 anos de idade, Carlo já demonstrava grande interesse pelas coisas de Deus. Além disso, Carlo Acutis tinha uma compreensão espiritual impressionante para sua idade e falava a todos com naturalidade sobre sua amizade com Jesus. Inclusive, pessoas que trabalhavam na casa da sua família se converteram à fé católica por ouvi-lo falar da Eucaristia.
Tamanho era seu amor pelo Corpo de Cristo que, com 7 anos de idade, manifestou a vontade de receber a Santa Comunhão. E, de tanto insistir, seus pais o apresentaram ao bispo que, ao conhecê-lo, permitiu que assim acontecesse, pois percebeu que aos 7 anos o menino já tinha uma fé madura o suficiente para receber Jesus na Eucaristia.
Espiritualidade
Os dois grandes pilares da vida espiritual de Carlo eram a Eucaristia e Nossa Senhora, tinha particular devoção ao Rosário. Já a Eucaristia, piedosamente ele chamava de “a minha estrada para o céu”, regularmente se confessava para manter-se em estado de graça.
Apostolo da Internet
Carlo é reconhecido como Apostolo da internet, pois ele tinha uma paixão pela tecnologia e, ainda muito jovem, usou essa ferramenta para evangelização, manifestando ainda mais o seu amor pela Eucaristia e por Nossa Senhora.
Aos 11 anos, ele começou a criar um site dedicado a catalogar milagres eucarísticos ao redor do mundo. Sua pesquisa foi extensa, ele dedicou muito esforço para colher materiais, inclusive pedia aos seus pais que o levassem a determinados lugares para obter conteúdos para sua pesquisa. E, assim, ele conseguia fotos, folhetos, informações — muitas coisas que ainda nem estavam disponíveis na internet na época.
Além disso, ele fez outra pesquisa, dessa vez sobre as aparições de Nossa Senhora, a fim de torná-las ainda mais conhecidas através de seu site. Carlo tinha uma devoção especial a Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora de Lourdes.
Morte e reconhecimento de sua Santidade
Dois meses antes de sua morte, e quando ainda não havia descoberto a doença, Carlo gravou um pequeno vídeo dizendo “Estou destinado a morrer” e, de certa forma, despede-se. Parece mesmo que ele já sabia que logo iria morrer e, aos 15 anos, foi diagnosticado com leucemia, seu tipo de câncer era o mais grave — restava-lhe apenas poucos dias de vida. Mesmo enfrentando uma doença tão agressiva, ele não perdeu a fé nem o espírito alegre. Carlo oferecia os seus sofrimentos a Deus e pensava mais nos outros que em si mesmo, demonstrando uma grande maturidade espiritual.
Ele faleceu em 12 de outubro de 2006, deixando um legado de santidade e exemplo para jovens do mundo inteiro. No dia do seu funeral, muitas pessoas compareceram — entre elas moradores de rua, que Carlos ajudava sem que ninguém soubesse — a ponto de deixar seus familiares admirados.
O processo de beatificação de Carlo Acutis começou oficialmente em 15 de fevereiro de 2013, quando foi declarado Servo de Deus, o primeiro passo formal rumo à santidade. Esta etapa inicial reconheceu oficialmente suas virtudes heroicas e permitiu que a Igreja começasse a investigar sua vida e obras em profundidade. Já em 5 de julho de 2018, o Papa Francisco declarou Carlo Venerável, reconhecendo suas virtudes heroicas e destacando sua vida como um exemplo extraordinário de santidade.
Após a cura milagrosa atribuída à sua intercessão, de um menino brasileiro que sofria de uma anomalia rara no pâncreas, foi decretada então, a beatificação de Carlo Acutis, que aconteceu em 10 de outubro de 2020 e foi um grande para Igreja. A cerimônia de beatificação foi presidida pelo cardeal Agostino Vallini e foi um momento de alegria e esperança para muitos, especialmente para os jovens, que viram em Carlo um modelo contemporâneo de santidade.
A canonização de Carlo Acutis estava inicialmente marcada para o dia 27 de abril de 2025. Porém, em virtude do falecimento do então Santo Padre, o Papa Francisco, a cerimônia foi cancelada. Uma nova data foi definida após a eleição do Papa Leão XIV: dia 7 de setembro de 2025.
Pier Giorgio Frassati
Pier Giorgio Frassati nasceu em Turim, em 1901, em uma família de alta burguesia. Seu pai, Alfredo, era jornalista e embaixador; sua mãe, uma pintora renomada. Embora sua família não tivesse a fé como centralidade, Pier Giorgio abriu-se profundamente ao chamado divino. Ainda criança, aprendeu as primeiras histórias do Evangelho e absorvia tudo com grande profundidade, ao ponto de se tornar protagonista de gestos inesperados para uma criança tão pequena.
Beatificação
Pier foi beatificado em 04 de julho de 1990 pelo Papa João Paulo II. Antes mesmo de ser canonizado, já é considerado pela população um dos santos sociais de Turim.
Espiritualidade
A espiritualidade de Pier Giorgio Frassati era profundamente enraizada em sua vida de oração, sua devoção à Eucaristia e seu amor pela Virgem Maria. Desde jovem, Pier Giorgio cultivava uma relação íntima com Deus, dedicando tempo diário à oração pessoal e comunitária. Ele participava assiduamente da Santa Missa, muitas vezes de madrugada, mesmo enfrentando dificuldades como o cansaço ou a distância.
Morte e reconhecimento de sua Santidade
Em 30 de junho de 1925, Pier Giorgio queixou-se de estranhas enfermidades, enxaquecas e perda de apetite, que poderia facilmente confundido com uma simples gripe, no entanto, ele foi acometido por uma poliomielite fulminante que o abateu em apenas quatro dias. Faleceu em um sábado – 4 de julho, com apenas 24 anos, deixando família e muitos amigos. Em sua mesa, ao lado dos textos universitários, estavam abertos o Ofício de Nossa Senhora e a vida de Santa Catarina de Sena, ao qual tinha grande devoção. No dia 3 de março de 2008, foi realizada uma exumação canônica do corpo do beato, que desde então repousa incorrupto em uma capela lateral da nave esquerda da Catedral de Turim.









